Boeing 757 e Boeing 747 do Iron Maidem
Iron Maiden é uma banda britânica de heavy metal, formada em 1975 pelo baixista Steve Harris, ex-integrante das bandas Gypsy's Kiss e Smiler. O nome "Iron Maiden", homônimo de um instrumento de tortura medieval que aparece no filme O Homem da Máscara de Ferro como uma horrenda máscara de ferro, foi baseado na obra do romancista francês Alexandre Dumas.
Boeing 757
Em 2011 a banda inglesa Iron Maiden realizou suas turnês utilizando um Boeing 757 para o transporte entre as cidades. A aeronave foi apelidada como Ed Force One, uma alusão ao avião presidencial norte-americano (Air Force One) e ao mascote da banda, Eddie the Head. Bruce Dickinson, o vocalista da banda, é um dos que pilotam o aparelho, já que além de cantor ele é piloto de linha aérea na Astraeus Air, empresa que alugou o avião.
Novamente foi feita uma nova pintura da aeronave para a turnê de 2011.
Boeing 747
O novo avião do Iron Maiden, que transporta a banda em mais uma turnê mundial em 2016, foi apresentado ao público.
Pelo Twitter oficial, a banda postou, como orgulho, imagens do Boeing 747-400 personalizado com a marca da banda e os dizeres “The Book of Souls World Tour” em referência ao novo tour mundial. A aeronave iniciou o voo em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos e pousou no aeroporto de Cardiff, no País de Gales.
Da mesma forma como as aeronaves anteriores que transportaram a banda (dois Boeing 757), o Jumbo recebeu o apelido de Ed Force One, nome votado pelos fãs da banda. Desde 2008, o Iron Maiden viaja a bordo de um avião fretado e personalizado, pilotado pelo vocalista Bruce Dickinson.
Desde 2015, Dickinson tem buscado a habilitação para pilotar o Boeing 747-400 pelos 35 países que a banda deve passar neste ano. Entre eles, o Brasil.
Além dos integrantes da banda e equipe de apoio, o avião transporta cerca de 12 toneladas de equipamento. A previsão é que o novo Ed Force One voe por quase 90 mil quilômetros só em 2016.
A aeronave, de matrícula TF-AAK, pertence a empresa de fretamentos de aviões Air Atlanta Icelandic, com sede na Islândia. O Ed Force One foi fabricado em 2003 e voou pela Air France até outubro de 2015, quando foi repassado à empresa islandesa.
O Ed Force One sofreu um pequeno acidente no Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez, em Santiago do Chile.
A aeronave foi atingida por um equipamento de pista que danificou a carenagem de dois motores. O equipamento foi um carro de pushback (veículo que transporta os aviões nas pistas dos aeroportos por meio de encaixe) danificando o trem de pouso e dois motores da aeronave. Dois operadores ficaram feridos e foram levados ao hospital.
Não houve qualquer alteração na agenda de shows. O Iron Maiden seguiu com as apresentações normalmente.
Veja o Boeing 747-400 do Iron Maiden
Visita a Boeing
O vocalista e piloto profissional do Iron Maiden, Bruce Dickinson explora a sua paixão pela a aviação com uma visita à Boeing.
AviComTur - Aviação comercial e Turismo.